LEITURA LÚDICA

PROFESSORA PAULA KARISE STADLER KASIOROWSKI, 5° ANO A. ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS PÓS PANDEMIA, NAS ÁREAS DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO, PERCEBI QUE PRECISAVA INCORPORAR ATIVIDADES QUE FOSSEM REALIZADAS DIARIAMENTE E SEMANALMENTE, POIS INSERINDO-AS NA ROTINA DOS ALUNOS, A CHANCE DE SE OBTER UM RESULTADO POSITIVO ERA MAIOR DO QUE SE FOSSE TRABALHADO DE FORMA SEPARADA. DEPOIS DE REALIZADA UMA SONDAGEM MAIS LÚDICA, RESOLVI CRIAR ALGUMAS TAREFAS QUE DESPERTASSEM O GOSTO PELA LEITURA NOS ALUNOS DE FORMA DIVERTIDA. ESSAS ATIVIDADES FORAM INCORPORADAS JÁ NA SEGUNDA SEMANA DE AULA E JÁ ESTÃO DANDO RESULTADO. SÃO ELAS:

• SACOLA DA LEITURA: DIARIAMENTE UM ALUNO LEVA PARA CASA E REALIZA AS ATIVIDADES. NELA CONTÉM UM LIVRO DE LITERATURA, UM CADERNO DE INTERPRETAÇÃO SOBRE O LIVRO LIDO, UMA APOSTILA COM DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS E PERGUNTAS DE INTERPRETAÇÃO E UM JOGO SOBRE LEITURA.

• ÀLBUM DE FIGURINHAS DA LEITURA: DIARIAMENTE OS ALUNOS OUVEM OU REALIZAM A LEITURA DE UM LIVRO LITERÁRIO, EM SEGUIDA FAZEM A MARCAÇÃO NO ÁLBUM COM O NOME DO LIVRO E O AUTOR(A). FEITO ISSO ELES GANHAM UMA FIGURINHA OU UM CARIMBO NO ÁLBUM. O ALUNO QUE NÃO VEM NO DIA FICA SEM A FIGURINHA, ASSIM JÁ INCENTIVAMOS A PRESENÇA E AS FALTAS TÊM DIMINUÍDO BASTANTE.

• CARTAZ DE PRODUÇÃO DE TEXTO: SEMANALMENTE FAZEMOS O SORTEIO NO CARTAZ DA SALA E OS ALUNOS REALIZAM UMA PRODUÇÃO COM BASE NOS ITEM SORTEADOS NO CARTAZ, ESSA PRODUÇÃO PODE SER COLETIVA OU INDIVIDUAL. COMO OS ITENS SORTEADOS NEM SEMPRE SÃO COERENTES, A HISTÓRIA FICA SUPER ENGRAÇADA E DESPERTA VÁRIAS RISADAS E IDEIAS CRIATIVAS NA SALA.

COMO ESSAS ATIVIDADES FORAM INCORPORADAS À ROTINA DAS CRIANÇAS, ELES ESPERAM TODOS OS DIAS E AS FAZEM COM MUITA EMPOLGAÇÃO. MESMO QUANDO A PROFESSORA ESQUECE DE REALIZAR UMA DELAS, ELES LEMBRAM E COBRAM TODOS OS DIAS.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tradição oral

HORTA NA ESCOLA

REGIÕES DO BRASIL ATRAVÉS DE VIDEOAULAS DO VAMOS LER