Tradição oral
Professora Paula Karise Stadler Kasiorowski, 5º ano A . Escola Municipal do Campo Nossa Senhora do Rosário
Nesta atividade os alunos precisaram ouvir uma história referente à lendas da região onde mora. O objetivo era resgatar a tradição de sentar para ouvir pessoas especiais, seja avô, avó, tios, pais, colegas e até vizinhos.
Todos nós em nossa infância lembramos de alguém que gostava muito de contar suas histórias, elas podiam ser lendas comuns já conhecidas ou algum fato que aconteceu com a pessoa. Nos dias em que vivemos com toda a correria, essa tradição tem ficado de lado, as crianças raramente param para ouvir e os pais mal tem tempo para sentar contar histórias.
Com essa atividade foi possível trabalhar vários conteúdos na disciplina de português, história e arte, mas o mais importante foi o momento em que foi proporcionado à eles. Eles ouviram a história, transformaram em texto, fizeram o desenho sobre o que ouviram e depois as histórias foram digitadas, os desenhos escaneados e tudo isso virou um livro de registros de recordações, que foi impresso e entregue uma cópia para cada aluno.
No livro também está presente a foto da pessoa que contou e uma foto da turma. Foi uma experiência fantástica, que trouxe vários relatos dos alunos que ficaram encantados com a riqueza de conhecimento e criatividade das pessoas que contaram, alguns disseram que ficaram curiosos para saber mais histórias.
Depois do livro pronto a ideia é trabalhar interpretação e leitura dos textos, os alunos farão as perguntas sobre as histórias e repassaremos para as outras turmas em forma de atividades sobre o folclore, isto permitirá deixar a atividade ainda mais rica e produtiva.
Também garantimos que esses fatos contados sejam repassados de pai para filho e não se percam ao longo do tempo, afinal de contas são essas histórias que enriquecem nossa cultura local.
Nesta atividade os alunos precisaram ouvir uma história referente à lendas da região onde mora. O objetivo era resgatar a tradição de sentar para ouvir pessoas especiais, seja avô, avó, tios, pais, colegas e até vizinhos.
Todos nós em nossa infância lembramos de alguém que gostava muito de contar suas histórias, elas podiam ser lendas comuns já conhecidas ou algum fato que aconteceu com a pessoa. Nos dias em que vivemos com toda a correria, essa tradição tem ficado de lado, as crianças raramente param para ouvir e os pais mal tem tempo para sentar contar histórias.
Com essa atividade foi possível trabalhar vários conteúdos na disciplina de português, história e arte, mas o mais importante foi o momento em que foi proporcionado à eles. Eles ouviram a história, transformaram em texto, fizeram o desenho sobre o que ouviram e depois as histórias foram digitadas, os desenhos escaneados e tudo isso virou um livro de registros de recordações, que foi impresso e entregue uma cópia para cada aluno.
No livro também está presente a foto da pessoa que contou e uma foto da turma. Foi uma experiência fantástica, que trouxe vários relatos dos alunos que ficaram encantados com a riqueza de conhecimento e criatividade das pessoas que contaram, alguns disseram que ficaram curiosos para saber mais histórias.
Depois do livro pronto a ideia é trabalhar interpretação e leitura dos textos, os alunos farão as perguntas sobre as histórias e repassaremos para as outras turmas em forma de atividades sobre o folclore, isto permitirá deixar a atividade ainda mais rica e produtiva.
Também garantimos que esses fatos contados sejam repassados de pai para filho e não se percam ao longo do tempo, afinal de contas são essas histórias que enriquecem nossa cultura local.
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